Primeiro dia de Carnaval registra furto de 30 celulares, sem ocorrências graves reportadas.

No primeiro dia de Carnaval no Distrito Federal, ocorreram 43 ocorrências que foram registradas pela Polícia Civil, sendo que 37 foram relacionadas a furtos de celulares. Além disso, houve dois casos de lesão corporal. Para garantir a segurança dos foliões, a Polícia Militar realizou rondas, abordagens e revistas, evitando a entrada de materiais perigosos.

O Corpo de Bombeiros prestou atendimento a 32 casos, principalmente relacionados a intoxicação por álcool. Houve situações de enjoo, mal súbito e escoriações, entre outros. Por sua vez, o Departamento de Trânsito realizou cerca de 200 abordagens, resultando em atuações por recusa de teste de alcoolemia, remoção de veículos e autuações por condução inabilitada e habilitação vencida, entre outras irregularidades.

O DF Legal também esteve presente, fiscalizando cerca de 30 eventos carnavalescos e abordando ambulantes. Foram apreendidas garrafas de bebidas alcoólicas de um ambulante sem licença, já que é necessário estar licenciado para comercializar nos eventos. Também é proibida a venda de garrafas de vidro e espetinhos.

Os horários e as capacidades de público foram respeitadas nos eventos monitorados pelo Programa de Videomonitoramento Urbano da SSP-DF. O PVU conta com câmeras instaladas em todo o Distrito Federal, que são acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Além disso, as viaturas móveis da PMDF e do CBMDF, assim como drones, também reforçaram o monitoramento, especialmente em áreas de difícil acesso. O monitoramento é feito em conjunto com outras forças de segurança e mais de 30 órgãos, assim como instituições e agências governamentais locais e federais.

Uma das ações preventivas que contribuíram para o sucesso da segurança pública no Carnaval do DF foi a campanha de identificação de crianças da PMDF, com o objetivo de evitar seu desaparecimento durante as festividades. A corporação disponibilizou carteirinhas de identificação no seu site e também distribuiu pulseirinhas de identificação nos blocos com público infantil.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Distrito Federal? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram. Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique sempre atualizado! Acesse o canal: [link do canal no Telegram].

Você também pode fazer denúncias ou sugerir reportagens sobre o Distrito Federal através do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

About the author