Força de Segurança Municipal utiliza recursos não letais para dispersar multidão; confira

Um confronto entre a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e foliões aconteceu na região da Praça Olavo Bilac, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, após o bloco Prato do Dia. Durante a confusão, os guardas dispararam balas de borracha e lançaram spray de pimenta para dispersar as pessoas, resultando em correria e vidros quebrados.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os guardas formando uma barreira com escudos e avançando para atirar e lançar o spray ao longo da avenida. Uma mulher foi atingida no pé por uma das balas disparadas. Após a confusão, um inspetor da GCM conversou com um grupo de foliões, sugerindo que eles poderiam registrar um boletim de ocorrência caso se sentissem constrangidos.

Uma testemunha relata momentos de medo e dispersão causados pela ação da GCM. Segundo ela, os foliões começaram a dispersar ao ver a chegada dos guardas com escudos e um carro de água, e logo em seguida ouviram os tiros das balas de borracha.

A GCM alega que estava protegendo agentes da subprefeitura na fiscalização do comércio ambulante irregular, e que as pessoas partiram em direção aos agentes no momento de apreensões. Um guarda ficou ferido no braço e foi levado ao Pronto-Socorro da Santa Casa, mas ninguém foi detido. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirma que não compactua com irregularidades e que irá investigar quaisquer denúncias de ações irregulares.

About the author