“Análise: Tarcísio prioriza obras do PSDB e busca implementar Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para cumprir promessas”

São Paulo vem testemunhando marcos importantes na área de infraestrutura durante o primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas. Embora tenha ganhado destaque por sua atuação como ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro, muitas das principais obras e ações concretas realizadas no estado foram continuidade de projetos deixados por administrações anteriores do PSDB.

O governo tem se empenhado em retomar obras paralisadas, como no caso do Trecho Norte do Rodoanel e o monotrilho da Linha 17-Ouro, além de estruturar novos projetos, a exemplo do Trem Intercidades, que conectará São Paulo a Campinas. O leilão do Trecho Norte do Rodoanel foi concluído em março, simbolizando a busca por parcerias com o setor privado e desestatização. O contrato para a retomada das obras, no valor de R$ 3,4 bilhões, foi assinado em agosto, com previsão de conclusão da última alça do anel viário no segundo semestre de 2026.

Outra obra que foi retomada foi o monotrilho da Linha 17-Ouro, que estava paralisado desde gestões anteriores. Após rescisão dos contratos com a empresa responsável pela execução, foram assinados novos contratos em setembro, no valor de cerca de R$ 900 milhões. A expectativa é que as obras sejam finalizadas no segundo trimestre de 2025, com a operação comercial do monotrilho prevista para 2026.

Além disso, o governo lançou um edital em março para a construção do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O leilão estava previsto para ocorrer em novembro.

Essas ações evidenciam os esforços do governo na área de infraestrutura, buscando a retomada de obras paralisadas e o avanço em projetos inovadores. O trabalho conjunto com o setor privado e a continuidade de projetos passados demonstram a efetividade dessa estratégia. O primeiro ano de mandato de Tarcísio de Freitas mostra sua determinação em transformar a infraestrutura de São Paulo e impulsionar seu desenvolvimento.

No último mês, foi anunciado o adiamento do leilão da ligação entre duas cidades, que agora está previsto para fevereiro de 2024. O valor médio do trajeto será de R$ 50, podendo chegar a R$ 64, com duração de 64 minutos. O investimento total estimado é de R$ 13,5 bilhões, sendo R$ 8,5 bilhões provenientes do governo estadual.

No decorrer deste ano, o metrô de São Paulo teve duas escavações de túneis em andamento simultaneamente. O ministro Tarcísio tem acompanhado de perto as obras e dado andamento aos contratos firmados pelo ex-governador João Doria. Destaque para a construção da Linha 6-Laranja, a cargo do grupo espanhol Acciona, que utiliza duas máquinas tuneladoras para abrir caminho ao longo de cerca de 15 quilômetros, com previsão de entrega para 2026. Além disso, há o prolongamento da Linha 2-Verde, que passará pela Avenida Paulista ligando a Estação Vila Prudente à Penha, em um trajeto de 8,2 quilômetros.

Para viabilizar esses projetos, Tarcísio firmou acordos com o governo federal, garantindo empréstimos do BNDES por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Atualmente, o governador está negociando uma nova parceria com o governo para finalmente concretizar a ligação seca entre Santos e Guarujá, no litoral sul. A expectativa é de lançar um leilão para construir um túnel entre as duas cidades até o início do segundo semestre de 2024, podendo incluir um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com demanda prevista de 150 mil viagens diárias.

Em resumo, são investimentos significativos na infraestrutura de transporte em São Paulo, com melhorias no metrô e a promessa de uma futura ligação entre cidades litorâneas. O objetivo é proporcionar um deslocamento mais eficiente e ágil para os cidadãos paulistas.

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