Petrobras diversificará produção de combustível aéreo utilizando sebo bovino e óleo de soja

A Petrobras anunciou recentemente que assinou um contrato para importar uma nova tecnologia que permitirá a produção de diesel 100% renovável (HVO) e bioquerosene de aviação, conhecido como BioQav. Essa tecnologia será fornecida pela Honeywell UOP, uma das licenciadoras do produto.

A estatal brasileira planeja produzir HVO e BioQav em sua refinaria localizada em Cubatão, no estado de São Paulo. A matéria-prima utilizada será de origem renovável, como óleo de soja e sebo bovino. Com essa aquisição, a Petrobras poderá processar diariamente 2,7 mil metros cúbicos de carga, com uma proporção de 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino.

A iniciativa dessa nova tecnologia faz parte do Programa de BioRefino da Petrobras, que visa entregar produtos com menos emissões de gases de efeito estufa e atender às demandas da sociedade por combustíveis mais sustentáveis. De acordo com o diretor de processos industriais e produtos da Petrobras, William França, essa iniciativa é crucial para a empresa, pois agrega valor ao seu parque de refino.

A Petrobras também afirmou que o Programa de BioRefino prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão nas refinarias para o desenvolvimento de combustíveis mais modernos e sustentáveis. O plano estratégico da estatal para os próximos anos inclui um investimento total de US$ 11,5 bilhões em iniciativas de baixo carbono, alinhadas com a transição energética.

About the author