“Dicas de uma médica para aliviar os sintomas da ressaca após as festas de Réveillon”

Se você exagerou na ingestão de álcool na virada do ano, provavelmente acordou em 2024 com uma ressaca desagradável. Mas não se preocupe, existem maneiras de amenizar os sintomas da ressaca e evitar desconfortos futuros. A endocrinologista Paula Pires explica que a ressaca ocorre devido ao esforço que o organismo faz para processar e metabolizar o álcool, sobrecarregando outros órgãos. O fígado, em particular, é afetado por produzir enzimas que ajudam na absorção do álcool, mas demoram a cessar sua atividade. Isso leva a um desequilíbrio quando o álcool já foi eliminado do corpo, resultando em dor de cabeça, desidratação, enjoo, diarreia e cansaço extremo.

Para curar a ressaca, não há medicamentos específicos que acelerem o metabolismo do álcool. Segundo a médica, o essencial é se hidratar, consumir carboidratos e descansar bastante. A ressaca geralmente melhora até o final do dia. Certos medicamentos podem aliviar os sintomas, como analgésicos, antiácidos e anti-histamínicos. Bebidas como sucos, água de coco e isotônicos (sem álcool) podem repor os líquidos perdidos, assim como refrigerantes podem ajudar a elevar a glicose.

Portanto, se você acordou com ressaca após a comemoração do Ano Novo, lembre-se de se hidratar adequadamente, consumir alimentos ricos em carboidratos e descansar bastante. Evite acreditar em remédios milagrosos, pois a cura da ressaca não está em produtos caseiros ou em banhos frios, café e chás. Com paciência e cuidados adequados, você estará pronto para aproveitar o novo ano sem desconfortos.

About the author