Investigação aponta possível envolvimento de 20 policiais civis do RJ com milícia

Pelo menos 20 integrantes da Polícia Civil do Rio de Janeiro estão sob investigação por envolvimento com milícias, de acordo com levantamento obtido por meio da Lei de Acesso à Informação. A maioria dos investigados são inspetores, mas também há um oficial de cartório e um perito criminal.

Desde 2021, apenas um policial foi punido por envolvimento com milícias, o que indica que a atual gestão da Polícia Civil é a que menos pune policiais no estado. Em 2018, foram punidos 27 integrantes da corporação, número que subiu para 29 em 2019. No ano seguinte, apenas cinco foram punidos.

Em 2021 e 2022, foram registradas 15 punições a cada ano. Para tentar combater a corrupção, foi criada uma corregedoria e ouvidoria independentes na recém-criada Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro. Essas instâncias serão responsáveis por receber denúncias contra policiais civis e militares, e terão a supervisão de um desembargador como corregedor.

Esses casos de policiais envolvidos com milícias são extremamente preocupantes, pois minam a confiança da população na polícia e comprometem a missão de garantir a segurança. É fundamental que haja uma atuação enérgica por parte das autoridades para investigar e punir os envolvidos, fortalecendo a integridade da instituição e garantindo a segurança da sociedade.

About the author