Aumento de preços no Carnaval: cerveja e viagens estão mais caras

Milhares de pessoas de todo o país estão se preparando para o Carnaval, que ocorre neste fim de semana e vai até terça-feira. No entanto, é importante ficar atento aos gastos, pois alguns itens tradicionalmente consumidos durante a festa tiveram aumento nos preços nos últimos 12 meses.

Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o preço da cerveja subiu 4,01% e o do vinho aumentou 2,77%. Por outro lado, há boas notícias para aqueles que pretendem fazer churrasco em casa, já que os preços das carnes tiveram uma queda de 8,87%, incluindo filé mignon, costela e picanha.

Para quem planeja viajar, é importante estar ciente de que as passagens aéreas e de ônibus estão mais caras, com aumento acumulado de 25,48% e 3,54%, respectivamente. Além disso, o custo de hospedagem também aumentou, com alta de 10,86% e pacotes turísticos 4,26% mais caros.

Diante desses aumentos, é possível adotar algumas estratégias para economizar. Na compra de bebidas alcoólicas, por exemplo, é recomendado optar por atacado, evitar lojas de conveniência de bairro e dar preferência a marcas nacionais. Já para economizar nas viagens, é possível utilizar milhas para a compra de passagens aéreas, buscar hospedagens mais em conta em locais um pouco mais afastados do centro dos eventos, utilizar plataformas de aluguel por temporada e dividir os custos com amigos.

About the author