Efeitos colaterais sexuais são relatados por homens que utilizam Ozempic: saiba mais

Recentemente, o uso de Ozempic tem sido relacionado a diversos efeitos colaterais, como mau hálito, queda de cabelo e até ganho de peso após a interrupção do tratamento. Além disso, homens têm relatado enfrentar disfunção erétil, como discutido em várias postagens no fórum Reddit.

Em um dos relatos, um homem de 39 anos afirmou ter começado a experienciar disfunção erétil após três meses de uso de Ozempic, com uma queda rápida nos níveis de testosterona. Outro usuário mencionou que teve dificuldades em alcançar ou manter uma ereção após aumentar a dose do medicamento para diabetes tipo 2 ao longo de seis meses.

Apesar de escassos, estudos sobre a ligação entre Ozempic e impotência levantam preocupações. Uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano mostrou que um em cada 75 homens apresentou sintomas de disfunção erétil relacionados ao uso do medicamento.

Especialistas acreditam que a semelhança da estrutura do Ozempic com um semiglutida pode contribuir para a impotência, afetando o músculo liso vascular e o fluxo sanguíneo. Esses efeitos foram observados em um estudo de 2021, que apontou para essa possível conexão.

Ozempic é geralmente indicado para tratar diabetes e, em algumas situações, obesidade. Estas canetas de semaglutida atuam imitando hormônios que regulam o açúcar no sangue e suprimem o apetite, levando a efeitos de perda de peso.

Estudos anteriores já mostraram uma correlação entre a diminuição da testosterona e a perda de peso ocasionada pelo Ozempic, o que pode afetar a libido masculina. Porém, apesar dos relatos, ainda não há evidências científicas conclusivas sobre esse efeito colateral específico.

About the author