Em um Dia Especial, Celebrando uma Jornada de Sucesso: “Uma Mulher Exemplar”

Com uma jornada de trabalho iniciada aos 10 anos, Gildalva de Oliveira Cypriano conta sua trajetória como empregada doméstica. De uma família numerosa, com 12 irmãos, sua responsabilidade começou cedo para auxiliar no sustento da casa. Atualmente, aos 50 anos, Gildalva é um exemplo de sucesso e superação, tendo enfrentado desafios e preconceitos ao longo de sua vida.

A ocupação de empregada doméstica, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, refere-se ao trabalho realizado dentro do âmbito residencial, desde que não gere lucro para a parte empregadora. No Dia da Empregada Doméstica, conversamos com Gildalva sobre suas experiências e obstáculos enfrentados nessa área.

Nascida na Bahia, Gildalva mudou-se para Minas Gerais aos 15 anos, onde vivia nos pequenos quartos de empregada, de apenas 6m². Sua mudança para São Paulo aos 17 anos trouxe novos desafios, encarando dificuldades e preconceitos relacionados à sua profissão. Apesar das adversidades, Gildalva destaca a gratidão que tem pela família que a acolheu, destacando a evolução das relações ao longo dos anos.

Com uma história marcada por superação e persistência, Gildalva é um exemplo de como é possível enfrentar os estigmas e obstáculos no mercado de trabalho, mostrando que a valorização do próprio potencial é fundamental para alcançar o sucesso, independentemente do trabalho desempenhado.

Uma história inspiradora é compartilhada por Gidalva, uma mulher que enfrentou um rombo financeiro sério em sua vida. Ela lembra de um momento em que sua situação era tão apertada que teria que escolher entre comprar uma bala para seu filho ou pegar o ônibus para o trabalho. Foi sua patroa, carinhosamente chamada de “chefinha”, que ofereceu apoio e conforto, dizendo: “Você não está sozinha, você tem a gente.”

Desde pequena, Gidalva carregava consigo um autopreconceito, resultado de comentários e julgamentos de terceiros. Sentia vergonha de confessar que era empregada doméstica e escondia sua profissão. Uma piada sobre mulheres divorciadas foi a gota d’água que a fez repensar essa postura. Decidiu, então, se abrir e se orgulhar de quem era, gravando um vídeo sem filtros ou maquiagem, enviando uma mensagem poderosa para aqueles que passam pelas mesmas situações.

Essa nova atitude de Gidalva a levou a perceber que sua história poderia ajudar outros indivíduos. Ela construiu uma comunidade online para empregadas domésticas e passou por terapia para se enxergar de forma diferente. Hoje, reconhece seu potencial e se orgulha do que faz, transmitindo mensagens positivas e inspiradoras para suas colegas de profissão.

Atualmente, Gidalva continua trabalhando como governanta na casa de sua antiga patroa, que agora é uma figura de apoio e encourajemento. Além disso, ela expandiu seus horizontes e se envolveu em diversas atividades, incluindo participações em programas de TV, recebendo prêmios de excelência, sendo reconhecida como personal organizer, decoradora de eventos e empreendedora de uma empresa de limpeza pós-obras. Sem medo, ela enfrenta novas oportunidades e desafios, demonstrando que pode estar onde quiser e conquistar seus objetivos com determinação e autoconfiança.

About the author