O aumento mais significativo no PIB nacional aconteceu em 3 cidades do Rio: entenda o motivo.

Três municípios do Rio de Janeiro tiveram um crescimento significativo na participação do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2020 e 2021, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Maricá, Saquarema e Niterói ocuparam o topo da lista, respectivamente. O crescimento dessas cidades está relacionado à extração de petróleo e gás natural na região, o que foi vantajoso devido ao aumento dos preços internacionais desses recursos. No entanto, essa dependência econômica pode torná-las vulneráveis às flutuações de preço.

Maricá registrou o maior ganho, seguido por Saquarema e Niterói. Esses municípios receberam bilhões de reais em royalties provenientes da indústria extrativista. Um analista do IBGE destacou que o ano de 2021 foi particularmente favorável para essa indústria, com o preço do barril de petróleo atingindo US$ 77,55 em dezembro.

A pesquisa também revelou uma tendência de desconcentração econômica, com 132 das 185 concentrações urbanas do país perdendo participação no PIB nacional durante o período analisado. São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores concentrações urbanas do Brasil, tiveram uma queda em sua participação no PIB. A capital paulista foi a que apresentou a maior redução, enquanto a capital fluminense teve o maior aumento.

About the author