O crescimento do Retail Media será ainda mais robusto em 2024

O Retail Media é uma das tendências mais promissoras para o marketing nos próximos anos. Os consumidores estão cada vez mais habituados a fazer suas compras em locais físicos e digitais, direcionando-se diretamente a esses lugares para atingirem seus objetivos de consumo. Isso reflete um novo comportamento do consumidor, que está mudando a forma como as empresas investem em publicidade.

De acordo com dados do e-Marketer para a América Latina, quase metade dos consumidores (45%) preferem fazer suas compras diretamente nos e-commerces de varejo, em vez de realizar uma busca online (opção escolhida por 31% dos compradores). Isso evidencia a relevância dos canais de varejo na jornada de compra e, consequentemente, a crescente importância de investimentos em mídia nessas plataformas.

Essa tendência, que abrange tanto o ambiente on-line quanto off-line, se manifesta de diferentes formas. No mundo físico, o Retail Media se faz presente através da disponibilização de espaços publicitários em ambientes de varejo, como supermercados e shopping centers, impactando diretamente os consumidores nesses locais. No mundo digital, observamos o aumento do interesse em redes de Retail Media (RMNs), que posicionam anúncios digitais em marketplaces ou aplicativos, alcançando os consumidores nos momentos mais propícios para a compra.

As RMNs mais conhecidas são as redes de marketplaces, que estão sendo seguidas por diversos aplicativos, desde serviços de entrega até plataformas de anúncios, clubes de compra e aplicativos de recommerce. Os anunciantes estão vendo no Retail Media uma maneira eficiente de atingir o consumidor de forma precisa e personalizada, principalmente nos segmentos de beleza, vestuário e varejo.

As projeções para o crescimento do Retail Media são impressionantes. A McKinsey prevê que as RMNs devem capturar de 10 a 15% dos investimentos de mídia das empresas, com um interesse especial nos setores mencionados anteriormente. A expectativa é que o Retail Media movimente mais de US$ 1,6 bilhão até o final de 2025, segundo a e-Marketer.

Diante dessas perspectivas, muitos profissionais acreditam que o Retail Media será a “terceira onda” da publicidade digital, que exigirá um nível maior de maturidade e profissionalismo. É um mercado em ascensão que precisa de discussões sobre boas práticas e estratégias eficientes para ser estruturado e atender às demandas do mercado e da sociedade em geral.

O IAB Brasil, como uma associação que atua pela sustentabilidade da publicidade digital no país, está liderando a discussão e preparação para lidar com o Retail Media de forma mais intensa a partir de 2024. É fundamental entender como funciona o Retail Media como canal de distribuição, o que e como comunicar através dele, e, mais importante, como utilizar as informações disponíveis para personalizar esses espaços da melhor forma possível.

O caminho para uma boa utilização dessa nova oportunidade de mídia reside nas soluções construídas coletivamente, através do comitê de Retail Media do IAB Brasil. Preparar-se para essa mudança é essencial para aproveitar as vantagens que o Retail Media oferece e alcançar resultados eficientes.

Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, tem uma trajetória consolidada como gestora de negócios de impacto e autora do livro “Sua Causa Merece Mais”, que aborda a gestão ética, eficiente e sustentável de negócios sem fins lucrativos.

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