7 erros alimentares a serem evitados durante as festas de Natal

Os alimentos e as tradições da ceia de Natal muitas vezes nos levam ao exagero e a consequências negativas para a saúde. Os sintomas físicos do excesso de comida incluem inchaço, dor abdominal, enjoos, dor de cabeça, diarreia e desregulação da pressão arterial. Além disso, o exagero na comida pode baixar nossa imunidade, já que o corpo fica sobrecarregado para digerir grandes quantidades de alimentos e álcool. Para evitar essas consequências, uma nutricionista recomenda evitar 7 pecados alimentares durante as festas de fim de ano:

1. Evite pensar que merece comer e beber em excesso. Comer não é a solução para outros problemas, além de fome.
2. Evite pensar apenas no momento presente e fazer concessões constantes à sua dieta. Os meses de dezembro e janeiro já são difíceis para manter a dieta, então é melhor evitar quebras desnecessárias.
3. Evite consumir álcool e refrigerante. Essas bebidas são hipercalóricas e desidratantes, prejudicando a saúde e contribuindo para o ganho de peso.
4. Não adie hábitos saudáveis para o próximo ano. Sempre é tempo de pensar em atividades físicas, mesmo durante as festas.
5. Não se empanturre de comida. Escolha os alimentos que mais gosta, experimente coisas novas, mas tenha controle sobre o tamanho das porções.
6. Evite consumir açúcar, sal e gorduras em excesso. O abuso desses alimentos aumenta o risco de infartos e problemas cardiovasculares.
7. Não fique beliscando o dia todo. O ideal é fazer refeições completas ao longo do dia, sem passar o dia todo petiscando sem controle.

Lembre-se de que as festas de Natal geralmente consistem em uma ou duas refeições durante o feriado, então evite extrapolar todos os dias e opte por fazer uma refeição completa de Natal. É importante manter o equilíbrio e aproveitar as festividades com moderação.

About the author