A planta ora-pro-nóbis, muito comum na região Centro-Sul do Brasil, é conhecida por ser uma fonte rica de proteínas, vitaminas e minerais, além de ser extremamente versátil. É possível consumi-la crua, cozida, refogada e até na forma de farinha. Um método de conservá-la após a colheita é desidratá-la, sendo que a opção de transformá-la em farinha pode durar até três meses quando armazenada em um pote de vidro bem fechado.
Desidratar as folhas da planta não resulta em perda de nutrientes, mantendo-se os benefícios da planta. A farinha de ora-pro-nóbis pode ser utilizada como base para molhos, acompanhamento de massas, arroz ou até mesmo combinada com outros temperos. O processo de desidratação pode ser realizado tanto no forno convencional quanto na air fryer.
Para fazer farinha de ora-pro-nóbis na air fryer, é preciso primeiramente limpar bem as folhas, retirando os espinhos, e deixá-las de molho por cerca de 10 minutos em água com hipoclorito de sódio, bicarbonato ou vinagre. Em seguida, enxágue-as bem e seque-as completamente com um pano ou centrífuga. Coloque as folhas na air fryer aquecida a 200 graus e acompanhe o processo a cada cinco minutos até que elas estejam completamente desidratadas e secas. Então, transfira as folhas para um liquidificador e bata até obter uma farinha.
A ora-pro-nóbis é uma planta versátil e nutritiva, sendo uma excelente opção para diversificar a alimentação. Experimente incluí-la em seus pratos e aproveite seus benefícios para a saúde!