No último domingo (7/1), fortes chuvas causaram estragos no Distrito Federal. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a Cidade do Automóvel completamente alagada. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, houve quedas de árvores em diferentes áreas do DF, mas até agora não houve relatos de vítimas.
O início de janeiro foi marcado por um volume de chuva acima do normal para o período. Em apenas dois dias, já choveu mais de 80% da média esperada para todo o mês. Na terça-feira passada (2/1), uma tempestade forte fez com que o Córrego Riacho Fundo transbordasse e invadisse casas na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante.
Cerca de 60 famílias estão desabrigadas devido às chuvas dos últimos dias em diferentes regiões do DF. Na última quarta-feira (3/1), o Distrito Federal entrou em estado de alerta para enfrentar os impactos das fortes chuvas. O decreto foi assinado pela governadora em exercício e está previsto para vigorar até março.
A previsão é de chuvas intensas e calor até sexta-feira (12/1). Nos próximos dois dias, são esperadas tempestades com fortes rajadas de vento. Nos outros dois dias, a intensidade da chuva deve diminuir, mas ainda são esperadas precipitações em diferentes partes do DF. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as manhãs devem ser ensolaradas, com umidade em torno de 95% e temperaturas mínimas de 18ºC. Já no período da tarde, a situação deve mudar, com chuvas e temperaturas de até 32ºC, e umidade mínima de 45%.
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, essas condições são características típicas do verão, com chuvas, calor e umidade. O Inmet emitiu um aviso amarelo para alertar sobre as chuvas intensas nos próximos dias.