A partir desta quarta-feira (10/1), a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) terá alterações no tráfego. Durante a construção do corredor de ônibus BRT na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), uma nova faixa de rolamento no canteiro central será disponibilizada após a última passarela de pedestres, no sentido Eixo Monumental.
No trecho em obras, três das quatro faixas da EPTG serão bloqueadas. A faixa mais próxima à direita ficará exclusiva para o transporte coletivo, enquanto os demais veículos terão que trafegar pela faixa reversa no canteiro central ou pela pista marginal, ambos no sentido Eixo Monumental.
Os motoristas que seguem em direção ao Eixo Monumental terão que utilizar a faixa reversa ou a pista marginal da EPTG. Já aqueles com destino ao Setor Policial Sul deverão seguir pela pista marginal.
Para acessar a Epig vindo pela Epia, os motoristas deverão utilizar o retorno em frente à sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), pois o viaduto de acesso à estrada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) ficará interditado durante o período das obras.
Essa é apenas a primeira de uma série de mudanças no trânsito que serão adotadas para a continuidade das obras do Corredor Eixo Oeste. A Secretaria de Obras do Distrito Federal aproveitará o período de férias escolares, com menor fluxo de veículos, para permitir que os motoristas se adaptem às alterações.
O projeto de obras na Epig inclui a abertura de uma faixa exclusiva para ônibus, a construção de nove viadutos, estações de parada, passagens para pedestres e ciclovias. As intervenções serão realizadas em seis trechos.
Para garantir a segurança e orientação dos motoristas, agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem estarão presentes nas primeiras semanas de obras para fazer os ajustes necessários conforme o fluxo do trânsito.