O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançará uma série de documentários e vídeos explicativos com o objetivo de combater os tabus em torno de assuntos relacionados aos direitos humanos. A campanha intitulada “Direitos Humanos para Quem? — Pra manos, minas, monas e todas as pessoas” será lançada na próxima sexta-feira e contará com a exibição do documentário “Eu Sempre Fui”, que relata as experiências de membros da comunidade LGBTQIA+. Além disso, serão divulgados conteúdos relacionados aos direitos da população carcerária, intolerância religiosa e outros temas.
O Ministério busca desmistificar a ideia de que os direitos humanos são válidos apenas para pessoas que cometeram crimes. A intenção é mostrar que todas as pessoas têm direito a serem respeitadas e terem garantidos seus direitos básicos. No evento de lançamento da campanha, estarão presentes a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e outras autoridades do ministério. O evento será transmitido através do canal do ministério no YouTube.
Essa iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania tem como propósito desvincular os direitos humanos da associação negativa com a criminalidade. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de garantir e respeitar os direitos de todas as pessoas, independente de sua orientação sexual, identidade de gênero, religião ou qualquer outra característica.