Lula manifesta apoio à África do Sul em denúncia contra Israel na Corte Internacional de Justiça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, mostrou apoio à denúncia da África do Sul contra Israel perante a Corte Internacional de Justiça, acusando o país de genocídio. O Ministério das Relações Exteriores informou que Lula manifestou apoio à iniciativa da África do Sul para que Israel pare imediatamente todas as ações que possam constituir genocídio ou crimes relacionados. A denúncia é baseada em supostas violações das obrigações de Israel em relação aos palestinos na Faixa de Gaza, durante o conflito com o Hamas, resultando em milhares de mortes, principalmente de mulheres e crianças.

Em reunião com o embaixador da Palestina em Brasília, o presidente reiterou o apoio à solução de dois estados: um Estado Palestino convivendo em paz e segurança ao lado de Israel. Essa solução deve incluir fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, com Jerusalém Oriental como capital.

Israel, por sua vez, alega que a denúncia é infundada e acusa a África do Sul de promover uma vil exploração da Corte Internacional de Justiça. O país africano também é acusado de apoiar o grupo Hamas.

About the author