Recentemente, foi atualizada a lista de medicamentos utilizados na rede pública de saúde. Essa atualização incluiu 500 fármacos padronizados para diversas áreas, como atenção básica, especialidades, hospitalar, urgência e emergência móvel, saúde bucal e caixa de emergência.
Além disso, a lista destacou 280 remédios que são recomendados para distribuição à população. Essa atualização da Relação Municipal de Medicamentos foi conduzida por uma Comissão Farmacoterapêutica composta por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e odontólogos, seguindo as mais recentes evidências científicas.
O objetivo principal dessa atualização é ampliar o acesso dos pacientes aos medicamentos, de forma segura e efetiva, promovendo o uso racional dos mesmos. A lista é subdividida em grupos farmacológicos/terapêuticos e contém informações detalhadas sobre a disponibilidade e condição de uso de cada medicamento.
A expectativa é que essa atualização permita que a Relação Municipal de Medicamentos seja constantemente atualizada, assim como a lista de mais de 280 medicamentos já disponibilizados nas farmácias das unidades de saúde.
Essa é a quarta edição da lista e a última atualização ocorreu há oito anos. Com essa nova atualização, busca-se oferecer uma maior eficiência no fornecimento de medicamentos aos pacientes, de acordo com as necessidades e demandas atuais.
Para consultar a Relação Municipal de Medicamentos, clique neste link. Já a lista de medicamentos dispensados à população pode ser consultada aqui. E para verificar a disponibilidade dos medicamentos nas unidades de saúde, acesse o aplicativo Aqui Tem Remédio versão web.