Na manhã desta quinta-feira (11/1), a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) amanheceram com modificações no trânsito devido às obras de abertura de uma faixa exclusiva para ônibus no sistema BRT. As intervenções começaram na noite de quarta-feira (10/1) e devem durar 90 dias, de acordo com a Secretaria de Obras do Distrito Federal (SODF).
O congestionamento na EPTG teve seu maior impacto na chegada ao ponto de bloqueio, onde os ônibus tiveram que atravessar toda a pista para chegar à faixa da direita e seguir pela estrada. Isso dificultou o acesso dos carros que tentavam utilizar a pista reversa, à esquerda, aumentando ainda mais o congestionamento.
A alteração no fluxo é devido à construção do corredor para o BRT na Epig, abrangendo desde o viaduto da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) até a Octogonal. Nessa área, três das quatro faixas da EPTG serão completamente bloqueadas, sendo a faixa mais próxima à direita exclusiva para o transporte coletivo. Os demais veículos terão que utilizar a faixa reversa no canteiro central ou a pista marginal no sentido Eixo Monumental.
As obras na Epig incluem a abertura de uma faixa exclusiva para ônibus no sistema BRT, a construção de nove viadutos, estações de parada, passagens para pedestres e ciclovias. Os serviços serão realizados em seis trechos, e os primeiros dias serão utilizados para observar o comportamento do trânsito e fazer ajustes necessários, contando com o apoio de agentes de trânsito para orientação dos motoristas.
Durante o período das intervenções, a EPTG terá uma nova faixa de rolamento no canteiro central, após a última passarela de pedestres no sentido Eixo Monumental. Os motoristas que seguirem em direção à área central de Brasília deverão utilizar a faixa reversa ou a pista marginal da EPTG. Para acessar a Epig a partir da Epia, os motoristas deverão utilizar o retorno em frente à sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), pois o viaduto de acesso à estrada do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) estará interditado durante as obras.
Algumas rotas alternativas também são sugeridas, como seguir pela estrada Parque Guará (EPGU) passando em frente ao Jardim Zoológico e pegando o Eixão, para quem sai de Ceilândia, Guará 1 e Taguatinga com destino à área central de Brasília. Para quem sai de Águas Claras com destino ao Plano Piloto, é possível pegar a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), acessar a Epia na altura da Candangolândia e pegar a EPGU, que também leva ao Eixão.
Aproximadamente 25 mil veículos passam pela Epig diariamente e essa é a primeira de uma série de intervenções na área para execução das obras do Corredor Eixo Oeste. As obras aproveitam o período de férias escolares, quando há menos tráfego de veículos, para que os motoristas possam se adaptar às alterações.
A secretária-executiva de Obras do DF, Janaína Chagas, mencionou que haverá uma transformação significativa em andamento.