Nesta sexta-feira (12/1), ocorreu mais um capítulo da eleição do Sindmotoristas, sindicato que representa mais de 40 mil trabalhadores do transporte público em São Paulo. A Chapa 4, vencedora do pleito em novembro, retornou à sede do sindicato após uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que revogou o mandado de segurança que mantinha os adversários da Chapa 1 no poder.
No entanto, não houve nenhuma confusão durante a entrada do grupo vencedor, que contou com a presença de policiais militares para garantir sua entrada na sede do Sindmotoristas, localizada na região central de São Paulo.
A eleição, que ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, tem sido alvo de uma disputa judicial entre os grupos de Edivaldo Santiago, da Chapa 4, e José Valdevan de Jesus Santos, também conhecido como Valdevan Noventa, da Chapa 1.
O grupo de Valdevan, que foi derrotado na eleição, alegou irregularidades durante o processo eleitoral e defendeu que ele deveria permanecer como presidente até que a Justiça decidisse sobre o caso.
No dia 18 de dezembro, o desembargador Fernando Antônio Sampaio, vice-presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho, determinou que a eleição fosse realizada novamente. No entanto, a Chapa 4 segue no poder após a extinção do mandado de segurança que mantinha a Chapa 1 à frente do sindicato.