Resgate de vítimas de helicóptero: hotel de apoio, clareira e atividades de rapel.

No interior de São Paulo, no município de Paraibuna, a Polícia Militar confirmou, por meio de um comunicado oficial, que encontrou os destroços de um helicóptero que estava desaparecido desde a véspera do Ano Novo. Infelizmente, foram encontrados quatro corpos no local.

A descoberta encerrou a angústia dos familiares do piloto, Cassiano Teodoro, e dos passageiros Raphael Torres, Luciana Rodzewics e Letícia Ayumi. Para resgatar os corpos do meio da mata, os policiais e bombeiros militares iniciaram uma nova operação, usando rapel, abertura de clareiras e até um centro de operações improvisado em um hotel. As operações continuam neste sábado.

Os corpos foram encontrados ao lado dos destroços do helicóptero em uma área de eucaliptos, na região de Pinhal, em Paraibuna. Inicialmente, a equipe de resgate planejava usar aeronaves para retirar as vítimas do local, porém, as fortes chuvas impediram essa operação e os militares estão resgatando os corpos por terra.

A área do acidente é de difícil acesso, levando cerca de 40 minutos de carro e mais 40 minutos por trilhas a pé para chegar até lá. Mesmo nessas condições, é necessário abrir clareiras na mata para a retirada dos corpos. O trabalho de resgate ainda não tem uma perspectiva de encerramento.

No início da noite de sexta-feira, a PM suspendeu as operações de resgate devido à falta de visibilidade. No entanto, os agentes permaneceram no local para preservar a área e retomar os trabalhos ao amanhecer.

Para coordenar a operação, foi montada uma base improvisada no hotel-fazenda Morada dos Deuses, localizado na zona rural de Paraibuna. Os familiares das vítimas se reuniram na entrada do hotel, aguardando informações sobre os corpos.

O acesso ao hotel exigiu que os familiares percorressem cerca de sete quilômetros em uma estrada de terra estreita e ladeada por matagais. Sob chuva, o grupo esperou por horas, resignado e sem lágrimas em público.

Por volta das 18h30, os familiares receberam a notícia de que os trabalhos haviam sido suspensos e deixaram o local com a promessa de retornar na manhã seguinte.

About the author