Apoiador de Bolsonaro levará caso envolvendo ex-ministro de Lula ao TCU.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, foi escolhido como relator de uma representação contra o ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula, Silvio Costa Filho. O Ministério Público solicitou ao TCU que investigue o uso irregular de verba da Câmara por parte de Costa Filho, que é deputado federal licenciado.

O subprocurador-geral Lucas Furtado alega que há possíveis condutas atentatórias à moralidade administrativa e desvio de finalidade no uso de verbas públicas para compra de combustíveis. Nardes, que é considerado bolsonarista, foi selecionado como relator do caso por sorteio. Ele é um aliado próximo de Jair Bolsonaro e admitiu publicamente que tem frequentemente conversas com o ex-presidente da República e seus aliados políticos.

Em 2022, Nardes se licenciou do TCU após um áudio vazar no qual ele discutia a possibilidade de um levante militar contra a posse de Lula na Presidência. Quanto ao caso de Costa Filho, o ex-ministro dos Portos de Lula supostamente usou recursos públicos para abastecer carros de familiares, como sua mulher, pai, irmão e cunhada, em um posto de gasolina no Recife.

O período dos abastecimentos irregulares teria ocorrido entre abril de 2022 e agosto de 2023, enquanto Costa Filho ainda exercia o mandato de deputado. O ministro negou as irregularidades e alega que houve um problema contábil por parte do posto de gasolina.

About the author