O famoso astrofísico americano Neil deGrasse Tyson lançará um novo livro no Brasil neste mês. Intitulado “Mensageiro das estrelas” e editado pela Record, o livro utiliza o rigor científico e o humor para analisar diversos temas do mundo atual, como racismo, incoerências políticas e o futuro das lotéricas frente às aulas de estatística nas escolas.
Em “Mensageiro das estrelas”, Tyson propõe uma abordagem diferente, onde os temas controversos são analisados pelos olhos de alienígenas recém-chegados à Terra. Esses alienígenas se tornam observadores imparciais dos nossos comportamentos, apontando inconsistências, hipocrisias e estupidezes em nossa vida cotidiana.
Um dos capítulos do livro, intitulado “De novo: as pessoas são mais semelhantes do que diferentes”, foca no tema do racismo. Tyson questiona o que os antropólogos, que no passado eram supremacistas brancos, teriam escrito sobre as pessoas brancas se fossem supremacistas negros. Ele explica como dados verdadeiros e fora de contexto podem ser usados para sustentar preconceitos.
Neil deGrasse Tyson é conhecido por sua atuação como diretor do planetário do Museu de História Natural de Nova York. Ele estudou em Harvard e em Columbia, onde obteve seu pós-doutorado. Além de seus livros, Tyson também ganhou notoriedade por seus programas de TV e participações em filmes, nos quais explica de forma didática os mistérios do universo para o grande público.