A tensão entre Israel e Hamas tem se espalhado pelo Oriente Médio, com diversos países e grupos se envolvendo no conflito. Recentemente, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos e Reino Unido realizou ataques contra o Iêmen, visando o grupo rebelde Houthis. Cinco cidades foram atingidas, resultando em mortes e feridos. Esses ataques foram considerados uma resposta às ações do grupo que ameaçavam a liberdade de navegação na região.
Além disso, outros países como Síria, Iraque e Líbano também estão se envolvendo indiretamente no conflito. O grupo paramilitar Resistência Islâmica no Iraque atacou uma base militar dos Estados Unidos na Síria em resposta aos ataques de Israel em Gaza. Outros confrontos entre forças iraquianas e estadunidenses também têm ocorrido. O Líbano se tornou palco de conflitos entre o Hezbollah e Israel, com ambos os lados realizando ataques. O Irã, por sua vez, vem apoiando grupos rebeldes contra Israel e há tensões crescentes desde a morte de um ex-general iraniano.
Essa guerra entre Israel e Hamas está, portanto, gerando tensões em diferentes países do Oriente Médio, aumentando a instabilidade na região e colocando em risco as relações diplomáticas entre diversas nações. É importante acompanhar os desdobramentos desse conflito e as consequências que ele pode trazer para a região.
O país persa, Irã, enfrenta um conflito com Israel e também uma ameaça do Estado Islâmico (Isis). Recentemente, ocorreu um atentado suicida durante um evento em homenagem ao ex-general iraniano Qassem Soleimani, morto em um ataque com drone dos Estados Unidos em 2020. O evento resultou na morte de 84 pessoas. É importante ficar informado sobre essas notícias. Acesse nosso canal no Telegram para receber as últimas atualizações.