No próximo ano, serão realizadas eleições municipais em várias cidades do estado de São Paulo. E dentre os candidatos cotados para disputar as prefeituras, estão 32 deputados estaduais e federais paulistas. Embora tenham poucas chances de vitória, é comum que partidos apostem em candidaturas de parlamentares, pois estes não precisam renunciar aos seus cargos para concorrerem.
Os partidos veem nas campanhas uma oportunidade de ampliar o palanque eleitoral para candidatos a vereadores nas cidades. Além disso, a visibilidade e o capital político envolvidos em uma eleição também são atrativos para os próprios deputados, que podem retornar às casas legislativas sem prejuízos caso sejam derrotados.
Segundo um levantamento, até o momento, há 11 deputados federais e 21 deputados estaduais cotados para disputar as prefeituras em 2024. Esses números representam 15% da bancada paulista na Câmara dos Deputados e 22% das cadeiras na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O partido PL é o que possui o maior número de deputados cotados, com sete pré-candidatos. Em seguida, a federação entre PSDB e Cidadania, com cinco deputados, e o PT, com quatro. A cidade de São Paulo é a que conta com mais parlamentares dispostos a concorrer, sendo que quatro deputados federais já se colocaram como pré-candidatos.
Guilherme Boulos (PSol-SP), Tabata Amaral (PSB-SP), Ricardo Salles (PL-SP) e Kim Kataguiri (União) estão entre os pré-candidatos, sendo que Boulos e Tabata são os únicos que tiveram suas pré-candidaturas apoiadas pelos respectivos partidos. Além disso, há outros deputados que estão em período de análise para confirmar suas pré-candidaturas.
Porém, é importante ressaltar que os apoios políticos podem variar, como no caso de Ricardo Salles, que não conta com o apoio do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. O diretório municipal do partido, controlado pelo presidente da Câmara Municipal, também não demonstrou apoio a Kim Kataguiri.
Em algumas cidades, as alianças entre partidos ainda estão sendo discutidas. Por exemplo, em Piracicaba, o PSD está considerando lançar o deputado estadual Helinho Zanatta contra o pré-candidato do PL, Alex de Madureira. Em São Bernardo do Campo, a federação entre PSDB e Cidadania ainda não decidiu qual pré-candidato apoiar.
Essas pré-candidaturas de deputados são estratégias dos partidos para fortalecer seus palanques eleitorais e ampliar o alcance nas eleições municipais de 2024. Resta aguardar os desdobramentos dessas candidaturas e ver quais serão os resultados nas urnas.
Confira a lista de deputados federais e estaduais que atuam em diferentes regiões de São Paulo:
Márcio Nakashima (PDT) representa a região de Itaquera.
Em Itu, Rodrigo Moraes (PL-SP) e Mônica Seixas (PSol) são os deputados federais e estaduais, respectivamente.
Na cidade de Mogi das Cruzes, o deputado estadual Marcos Damásio (PL) exerce seu mandato.
Osasco conta com a atuação de Fábio Teruel (MDB-SP) como deputado federal, e Emídio de Souza (PT) e Gerson Pessoa (Podemos) como deputados estaduais.
A cidade de Piracicaba é representada pelos deputados estaduais Alex de Madureira (PL), Helinho Zanatta (PSD) e Professora Bebel (PT).
Ribeirão Preto possui o deputado federal Ricardo Silva (PSD-SP) atuando na região.
Os deputados federais que representam Santos são Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) e Rosana Valle (PL-SP).
A cidade de São Bernardo do Campo conta com a atuação dos deputados federais Alex Manente (Cidadania-SP) e dos deputados estaduais Carla Morando (PSDB) e Luiz Fernando (PT).
Na cidade de São José dos Campos, os deputados estaduais Dr. Elton (União) e Letícia Aguiar (PP) exercem seus mandatos.
Os deputados estaduais Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB) representam a região de São José do Rio Preto.
São Paulo conta com os deputados federais Guilherme Boulos (PSol-SP), Tabata Amaral (PSB-SP), Ricardo Salles (PL-SP) e Kim Kataguiri (União-SP).
Em Sorocaba, Danilo Balas (PL) e Maria Lúcia Amary (PSDB) são os deputados estaduais.
Na cidade de Taubaté, o deputado estadual Atila Jacomussi (Solidariedade) exerce seu mandato.
Fique por dentro das últimas notícias de São Paulo. Siga nosso perfil no Instagram.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp para fazer denúncias ou sugerir reportagens sobre São Paulo: (11) 99467-7776.