Distribuição das 264 mil vagas por instituição no Sisu 2024: Veja todos os detalhes

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 disponibilizará 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior. As inscrições serão realizadas de 22 a 25 de janeiro.

O Sisu é um sistema que reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior e seleciona os estudantes com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Das 264 mil vagas, 123 mil são para cursos em tempo integral, com diferentes turnos. O período noturno terá cerca de 87 mil oportunidades, o matutino mais de 31 mil e o vespertino mais de 20 mil. Há ainda quase 3 mil vagas em outros formatos.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a instituição com maior número de vagas, totalizando 9.240. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com 8.788 e 7.750 vagas, respectivamente.

O Sisu também contemplará vagas oferecidas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Dom Pedro II.

O resultado será divulgado em 30 de janeiro, e os selecionados realizarão a matrícula entre 1º e 7 de fevereiro. Uma novidade deste ano é a utilização da lista de espera ao longo do ano para preencher as vagas remanescentes. O prazo para manifestar interesse é de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Para participar do Sisu, é necessário ter realizado o Enem mais recente, que no caso é a edição de 2023. As inscrições são feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A partir deste ano, o Sisu terá apenas uma edição anual, ao contrário das duas edições anteriores. No entanto, apesar dessa alteração na oferta de vagas do programa, ainda haverá oportunidades para ingressar em cursos com início no primeiro ou no segundo semestre de 2024.

About the author