O grupo Houthi assumiu a responsabilidade por um ataque a um navio dos Estados Unidos no Golfo de Aden, no Mar Vermelho. Os extremistas lançaram um míssil contra um destroier norte-americano, mas caças norte-americanos conseguiram interceptar. Os houthis chamaram os navios americanos e britânicos de “alvos hostis”. Não houve feridos ou danos significativos no navio atingido, que continuou sua viagem.
Os rebeldes houthis controlam grande parte do Iêmen e recentemente têm realizado ataques contra navios que consideram vinculados a Israel no Mar Vermelho. Esses ataques têm afetado o tráfego marítimo na região. A empresa de inteligência britânica, Ambrey, declara que o navio atingido não possui vínculos com Israel, mas foi atacado em resposta aos ataques dos EUA contra as posições houthis no Iêmen.
Em resposta aos aumentos dos ataques no Mar Vermelho, as forças americanas e britânicas bombardearam posições houthis no Iêmen. No entanto, isso não impediu que o grupo rebelde continuasse os ataques.