Mercado acionário tem alta expressiva e moeda americana se desvaloriza com expectativas positivas em relação às taxas de juros nos Estados Unidos e no Brasil

No pregão desta quinta-feira (14/12), o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, abriu em alta seguindo as decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. O Copom reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, indicando que essa redução será mantida nas próximas reuniões. O Fed, por sua vez, manteve inalterada a taxa de juros nos EUA e indicou possíveis reduções ao longo de 2024.

O Ibovespa já subia 1,31% às 10h30 e no dia anterior fechou com ganhos de 2,42%. A Bolsa brasileira acumula alta de 1,63% no mês e de 17,93% no ano.

O mercado financeiro também repercutiu o resultado das vendas do varejo brasileiro, que recuaram 0,3% em outubro. No cenário externo, a atenção se voltou para a decisão do BCE sobre a taxa de juros. Apesar da queda da inflação na zona do euro, o BCE decidiu manter as principais taxas inalteradas.

O dólar operava em baixa, com queda de 0,39%, sendo negociado a R$ 4,899. No acumulado de dezembro, o dólar teve um pequeno ganho de 0,05%, mas ao longo do ano apresenta perdas de 6,83%.

About the author