Mulher realiza campanha de arrecadação de fundos para adquirir lentes no valor de R$ 3,8 mil e evitar perda de visão

Diagnosticado há um ano com ceratocone, uma doença que causa a redução da espessura da córnea e pode levar à cegueira, o estudante de direito João Vitor Dutra, de 21 anos, está buscando ajuda financeira para adquirir lentes de contato que possam ajudar a frear a progressão da doença. As lentes, que não são disponibilizadas pelo sistema público de saúde, têm um alto custo de R$ 3,8 mil.

João explica que as lentes são específicas para o tratamento do ceratocone e são essenciais para manter a saúde de suas córneas, evitando problemas de visão mais graves. Atualmente, ele possui um problema de vista de quase 9 graus em um dos olhos devido à doença.

Apesar de morar com a mãe, o irmão e o padrasto em Planaltina-DF e ter estudado em escolas públicas durante toda a sua vida, João foi aprovado no curso de letras-inglês na Universidade de Brasília (UnB) em 2020 e ingressou no curso de direito dois anos depois. Agora, ele busca apoio para continuar seus estudos e não perder a visão.

Se você está interessado em ajudar João, pode fazer uma doação de qualquer quantia para a chave Pix 03736406762, em nome de Cláudia Sanz, que está organizando as arrecadações.

O ceratocone é uma doença ocular progressiva que afina e aumenta a curvatura da córnea, levando à distorção da visão. Normalmente, a doença começa na adolescência e segue até os 40 anos, quando ocorre uma estabilização natural. Os principais sintomas são embaçamento e distorção da visão, além de miopia e astigmatismo.

O tratamento para o ceratocone inclui o uso de óculos especiais, mas em casos mais avançados, como o de João, lentes de contato rígidas são necessárias para frear a evolução da doença. É fundamental identificar o ceratocone em estágios iniciais e acompanhá-lo regularmente para minimizar o impacto na visão e na qualidade de vida dos pacientes.

Os óculos são uma forma de tratamento primária comum para a doença ocular. Exames específicos são capazes de fornecer uma prescrição mais precisa para óculos que podem ser mais eficazes.

A cirurgia é muitas vezes recomendada em duas situações diferentes. Primeiro, quando a doença precisa ser estabilizada e, segundo, quando os óculos ou lentes de contato não trazem resultados satisfatórios na melhora da visão.

About the author