O Procon do Distrito Federal irá notificar a empresa Marechal para que apresente justificativas para a falta de ônibus registrada recentemente. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, a empresa recolheu os coletivos para as garagens, deixando os passageiros sem conseguir embarcar.
A empresa começou a recolher os ônibus na segunda-feira passada, mas não deu nenhum motivo para essa decisão. O Procon dará um prazo de 48 horas para que a empresa explique o ocorrido.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que prestará informações solicitadas pelos parlamentares da Câmara Legislativa do DF (CLDF) sobre o caso. A Semob também afirmou que está monitorando a operação da Viação Marechal e que providencia atendimento aos usuários por meio de veículos de outras operadoras.
A Marechal é contratada pelo GDF para operar no transporte coletivo do DF, atendendo várias regiões administrativas. Desde segunda-feira, os passageiros enfrentam dificuldades para encontrar ônibus. O sindicato estima que 2.400 motoristas e cobradores trabalhem para a Marechal, conduzindo cerca de 460 ônibus.
Diante desse ocorrido, o presidente da Câmara Legislativa (CLDF) e o presidente da Comissão de Transporte enviaram ofícios a diversos órgãos de controle cobrando investigação e punições adequadas para a empresa, incluindo multas diárias pelo período de ausência do serviço de transporte. Até o momento, a empresa não quis comentar sobre o assunto.