A prefeitura de Anápolis, município próximo a Goiânia, mobilizou servidores públicos para atuarem no combate à dengue. Mais de 600 pessoas foram divididas em equipes para conscientizar a população e identificar possíveis focos do mosquito. A primeira ação coletiva foi realizada nessa quinta-feira (8/2) e as equipes estarão atuando todas as quintas-feiras durante o mês.
Durante a ação, centenas de residências foram visitadas, lixos foram recolhidos e roçagens foram realizadas. Moradores destacaram a importância do trabalho da prefeitura e pediram a participação da comunidade para enfrentar o mosquito Aedes aegypti.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica enfatizou que as medidas vão além da educação e incluem vistorias, campanhas educativas e aplicação de inseticidas. A comunidade também é chamada a contribuir para o sucesso dessas ações.
A prefeitura destaca que é essencial que a comunidade esteja engajada em práticas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito em suas residências. Além disso, equipes de endemias usam bombas costais e carros fumacê para eliminar os mosquitos.
Para oferecer o melhor atendimento à população, foram estabelecidas seis unidades de referência para o atendimento da dengue. O atendimento funciona em diferentes horários e também há uma unidade pediátrica.
Uma outra medida adotada pela prefeitura é a reativação de uma unidade que se tornará um centro de hidratação com 35 leitos e funcionará 24 horas por dia.
A prefeitura de Anápolis está implementando medidas para melhorar o atendimento aos pacientes com dengue. Uma das ações é o transporte de pacientes com quadros leves das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para unidades básicas de referência, a fim de evitar a superlotação nas unidades de saúde.
Além disso, os pacientes que necessitarem de exames poderão agendar seus procedimentos através do canal de comunicação da prefeitura, chamado ZAP da Prefeitura, na opção “Serviços da Saúde”. O acesso será rápido e fornecerá informações sobre o local e horário de realização dos exames.
A prefeitura também está oferecendo informações sobre a dengue através do mesmo canal de comunicação, e criará um canal específico para denúncias relacionadas à doença.
Essas medidas têm como objetivo agilizar o atendimento e melhorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes com dengue, além de reduzir a quantidade de pessoas nas portas das UPAs em busca de atendimento.