A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aplicou uma multa de R$ 165,8 milhões à Enel por falhas na prestação de serviços, incluindo um evento em que mais de 2 milhões de pessoas ficaram sem energia após uma tempestade na Grande São Paulo, em novembro do ano passado. A Aneel afirmou que a Enel já recebia reclamações dos usuários antes das chuvas e que, na ocasião, não tinha estrutura adequada para restabelecer a energia dos domicílios afetados.
Segundo a Aneel, as equipes enviadas para resolver o problema só foram reforçadas três dias após o início das chuvas, causando um atraso no restabelecimento total da energia elétrica. A agência também observou que desde 2018, quando a Enel assumiu a concessão da distribuidora de energia paulista, os custos operacionais caíram, o que é preocupante considerando a prestação de serviço inadequada.
A Enel tem demorado mais para restabelecer a energia elétrica em São Paulo em comparação com outras regiões do país, e o serviço tem piorado a cada ano. Em janeiro deste ano, a Prefeitura de São Paulo pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) para rescindir o contrato de concessão com a Enel devido às falhas contínuas no serviço.
A Enel tem o direito de recorrer da decisão da Aneel, mas até o momento não se manifestou sobre o assunto.
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