A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) realizou uma ação no sábado (16/12) para demolir construções ilegais em uma área de 6,6 mil metros quadrados em Planaltina. Foram removidas sete edificações, cercas de dois quilômetros e estacas de madeira e arame farpado. A operação contou com a colaboração da Administração Regional de Planaltina e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A DF Legal informou que a ação foi realizada menos de 48 horas após a caracterização da área, seguindo o fluxo das operações de Pronto-Emprego, para minimizar o impacto social das remoções e impedir futuras invasões de terras públicas.
A Secretaria DF Legal também anunciou que irá encaminhar o caso à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para investigar a possível ocorrência de crime ambiental. No período de janeiro a novembro deste ano, o órgão realizou 750 operações de desobstrução, resultando na remoção de 8.987.350 metros quadrados de área pública.
Para se manter informado sobre as notícias do Distrito Federal, é possível seguir o perfil do Metrópoles DF no Instagram ou receber notícias pelo Telegram. Também é possível fazer denúncias ou sugerir reportagens sobre o Distrito Federal através do WhatsApp do Metrópoles DF.