Motorista sem membros inferiores adere a programa de cidadania do Detran

Um motorista de aplicativo foi flagrado dirigindo um carro de maneira irregular, usando cabos de vassoura para auxiliar na direção. Ele também foi pego sem Carteira Nacional de Habilitação e com o veículo sem placa dianteira. Após o incidente, o Detran ofereceu a ele a oportunidade de se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece cursos práticos para pessoas que necessitam de carros adaptados. O curso é gratuito e ministrado pelo Centro de Formação de Condutores do Detran-RJ.

Para se inscrever no programa, o motorista precisa apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência no Estado do Rio de Janeiro, laudo médico com a especificação da deficiência, entre outros. Além disso, é necessário realizar exames clínico, oftalmológico e psicológico, 45 horas de aulas teóricas e uma prova prática. Após a aprovação na prova teórica, o candidato poderá iniciar as aulas práticas através do Programa Cidadania Sobre Rodas.

O motorista contou ao jornal local que os funcionários do Detran-RJ se interessaram por sua situação e investigaram o motivo de ele estar dirigindo sem habilitação. Após o ocorrido, o carro foi rebocado e o motorista multado. Com a oportunidade oferecida pelo Detran, o condutor terá a chance de regularizar sua situação e obter a documentação necessária para dirigir de maneira legal no Estado do Rio de Janeiro.

About the author