No último domingo, ao conquistar o Campeonato Paulista, Abel Ferreira se tornou o treinador com mais títulos (10) pelo Palmeiras. Além disso, ele possui mais troféus do que todos os 15 técnicos portugueses que passaram pelos grandes clubes do Brasil nos últimos 10 anos, somados.
O treinador que mais se aproxima de Abel Ferreira em número de conquistas é Jorge Jesus, que fez sucesso no Rio de Janeiro entre 2019 e 2020. O “Mister” popularizou os técnicos portugueses no Brasil ao conquistar cinco títulos importantes: Brasileirão, Supercopa, Campeonato Carioca, Libertadores e Recopa Sul-Americana.
Os títulos conquistados por treinadores portugueses no Brasil nos últimos 10 anos incluem, além dos de Abel Ferreira e Jorge Jesus, também Antônio Oliveira (Athletico-PR) com a Copa Sul-Americana, Luís Castro (Botafogo) com a Taça Rio e Renato Paiva (Bahia) com o Campeonato Baiano.
O Botafogo é o mais recente clube a ter um treinador português em seu comando, Artur Jorge, que chega após passagem bem-sucedida no Braga. Jorge tem contrato válido com o time carioca até 2025, marcando a presença crescente de técnicos lusos no futebol brasileiro.