Correr é uma atividade prazerosa que traz diversos benefícios à saúde e ao bem-estar. No entanto, muitos corredores têm dúvidas sobre os impactos dessa prática nos joelhos e se ela pode agravar a artrite. A artrite é uma inflamação que afeta as articulações, causando dor, rigidez, restrição do movimento, inflamação e inchaço.
Embora haja um debate há anos sobre a relação entre a corrida e a artrite, cada vez mais pesquisas sugerem que a corrida não é a causa do desenvolvimento dessas doenças articulares. Estudos mostram que corredores recreativos têm taxas menores de osteoartrite de quadril e joelho em comparação com corredores competitivos e não corredores.
Um estudo recente analisou corredores recreativos, corredores competitivos e não corredores, e descobriu que os corredores recreativos tinham uma taxa menor de osteoartrite de quadril e joelho. Outra pesquisa com pessoas que correm maratona mostrou que elas tinham metade das chances de desenvolver artrite no quadril ou joelho em comparação com a população em geral.
De acordo com especialistas da Harvard Medical School, as evidências atuais sugerem que a corrida não desgasta as articulações, pelo menos não a ponto de causar osteoartrite. Portanto, é recomendado que as pessoas que gostam de correr não deixem de praticar por medo de prejudicar seus joelhos. Por outro lado, aqueles que não gostam não devem utilizar essa suposição como desculpa para não praticar outro tipo de atividade física.