O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, emitiu um decreto que proíbe a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de instalar novos radares de trânsito na cidade. A justificativa se baseia na importância de adotar ações educativas voltadas para o trânsito, priorizando iniciativas como o Programa Faixa Azul.
Nunes chegou a mencionar que considerou demitir o secretário de Mobilidade Urbana e Trânsito devido a essa questão, enfatizando que a administração atual não busca arrecadação, mas sim conscientização. O prefeito ressaltou a necessidade de focar na adequada estrutura das vias, na sinalização eficiente e no Programa Faixa Azul em vez de depender excessivamente de radares para a segurança viária.
O Programa Faixa Azul é uma iniciativa de segurança para motociclistas, permitindo que motos circulem de forma exclusiva em faixas azuis designadas para esse fim. Apesar da implementação de 89 km de faixas azuis em 2023, o número geral de mortes de motociclistas na cidade ainda não apresentou redução significativa.
Em relação aos acidentes de trânsito, São Paulo registrou em 2023 o maior número de mortes desde 2015, com uma média de um óbito a cada 8 horas. Apesar disso, o prefeito reforça o compromisso da administração em não focar em arrecadação, mas sim em medidas que promovam a segurança no trânsito, como a expansão do Programa Faixa Azul para mais vias da cidade.
Hoje vamos falar sobre algumas vias importantes da cidade de São Paulo. Entre elas, temos a Avenida Washington Luis, a Avenida Inajar de Souza, a Avenida do Cursino, a Avenida Jornalista Roberto Marinho, a Avenida Escola Politécnica, a Avenida Doutor Gastão Vidigal, a Avenida Aricanduva, a Avenida Doutor Riccardo Jafet, a Avenida Professor Abraão de Morais e a Avenida Presidente Tancredo Neves.
Além dessas avenidas, também se destacam a Avenida Governador Carvalho Pinto, a Avenida Dom Helder Câmara e a Avenida Calim Eid. Outra via importante é a Rua Sapetuba. Também merece menção o Eixo Norte/Sul, que engloba a Avenida Moreira Guimarães, a Avenida Rubem Berta, o Viaduto 11 de Junho, a Avenida 23 de Maio, o Túnel São João Paulo II, a Avenida Prestes Maia, a Passagem Tom Jobim, a Avenida Tiradentes, a Avenida Santos Dumont entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, e a Ponte das Bandeiras.