Neste fim de semana, o Sul do Brasil está sob alerta de fortes chuvas, com riscos de alagamentos, deslizamentos e enxurradas. As regiões mais afetadas serão o centro, leste e sul do Rio Grande do Sul, assim como o sul e leste de Santa Catarina.
O alerta meteorológico se deve à grande umidade vinda do mar, aos ventos quentes e úmidos do Norte do país e à baixa pressão atmosférica no norte da Argentina. Há previsão de um alto volume de chuva, com destaque para Uruguaiana, que deve registrar 148 milímetros de precipitação.
Além do Sul, o Norte e Nordeste do Brasil também enfrentarão chuvas, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical. Essas regiões terão pancadas de chuva frequentes e de moderada a forte intensidade, exceto em algumas áreas específicas.
No Norte do Brasil, atenção para o noroeste do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí e Ceará, com previsão de temporais. Capitais como Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Palmas, Manaus e Porto Velho estão sujeitas a chuvas mais intensas.