Na última sexta-feira (12/4) uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi acionada para capturar uma jiboia dentro da Penitenciária I de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Após a captura, o animal foi colocado em uma jaula e solto na natureza, no Parque Estadual do Rio do Peixe na região. Atualmente, a penitenciária abriga principalmente presos acusados ou condenados por crimes sexuais, mas já foi conhecida por hospedar detentos do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Recentemente, um homem de 44 anos foi multado em R$6,9 mil por manter aves silvestres e exóticas em cativeiro em sua residência em Adamantina, SP. As aves foram encontradas após uma denúncia anônima e, embora estivessem em boas condições sanitárias, foram soltas na natureza. O homem terá que responder criminalmente pelas irregularidades cometidas.
Além disso, dois indivíduos, de 40 e 42 anos, foram flagrados praticando pesca predatória no Rio do Peixe, especificamente no trecho da Usina Quatiara, em Rancharia, SP. Cada um dos pescadores foi multado em R$1.099,20. Os policiais encontraram os homens dentro de um carro com apetrechos de pesca e 4,960 quilos de peixes. A alegação foi de que os peixes tinham sido dados a eles, porém uma tarrafa foi apreendida no local.