O Conselho de Segurança realizou uma reunião de emergência neste domingo a pedido de Israel, após o lançamento de projéteis ao país a partir do Irã. O secretário-geral das Nações Unidas alertou que o Oriente Médio está à beira de um conflito total e pediu pela desescalada e desarmamento.
António Guterres enfatizou a importância de exercer moderação e responsabilidade para evitar uma situação de guerra total na região. Ele mencionou o ataque contra Israel, feito com drones, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos, como uma violação da Carta das Nações Unidas.
As partes envolvidas foram chamadas a agir em favor da paz e evitar confrontos militares em várias frentes no Oriente Médio. Guterres ressaltou que os civis já estão sofrendo as consequências e é hora de evitar uma escalada ainda maior.
O secretário-geral também pediu um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza, a libertação de reféns e a entrega de ajuda sem obstáculos. Ele destacou a importância do trabalho conjunto para acabar com a violência na região e restabelecer a navegação segura no Mar Vermelho.