O chá de hibisco é conhecido por seu efeito emagrecedor e traz diversos benefícios à saúde devido aos compostos fenólicos antioxidantes. A nutricionista Paula Veras Cardoso destaca que o consumo do chá, aliado a uma dieta equilibrada e exercícios físicos, auxilia na redução da gordura corporal, melhorando a digestão, regulando o intestino e diminuindo a retenção de líquidos.
No entanto, é importante ter cuidado com o consumo excessivo, já que a ingestão prolongada ou em alta concentração do extrato de hibisco pode afetar as enzimas hepáticas e causar danos ao fígado. A quantidade diária recomendada varia de acordo com o histórico de saúde e a composição corporal de cada pessoa, sendo sugerido um limite de 200 ml a três ou quatro xícaras por dia, por até 12 semanas.
Entre as vantagens do chá de hibisco estão a redução da gordura corporal, a regulação dos níveis de colesterol, o controle da pressão arterial e a contribuição para a saúde do fígado. Além disso, cuidados devem ser tomados por gestantes, pessoas com doenças cardiovasculares e atenção aos efeitos colaterais como enjoo, fraqueza e alterações nos níveis de estrogênio do organismo.
Quando se trata de emagrecimento saudável, é necessário adotar bons hábitos de vida, praticar exercícios, manter uma dieta equilibrada e ter persistência. Alguns alimentos, com alto teor de fibras, e propriedades termogênicas e anti-inflamatórias, podem auxiliar na perda de peso, combatendo a retenção de líquidos, melhorando o funcionamento intestinal, acelerando o metabolismo e queimando calorias, como o abacate, que apesar de calórico, é rico em gorduras boas e benéfico para a saúde.
Diversos alimentos podem auxiliar na perda de peso e prolongar a sensação de saciedade no corpo. A maçã verde, por exemplo, é indicada por conter baixo teor de açúcar e ser rica em pectina, que contribui para a redução do colesterol e a saúde digestiva. O salmão, além de ser uma ótima fonte de proteína, possui ácidos graxos anti-inflamatórios que ajudam a prolongar a saciedade.
Os ovos também são benéficos, pois possuem alta quantidade de proteína e contribuem para a sensação de saciedade ao longo do dia. Além disso, alimentos como pimenta, que elevam a temperatura corporal, e frutas vermelhas, ricas em antioxidantes e propriedades rejuvenescedoras, são aliados na perda de peso.
Vinagre de maçã é apontado como um auxílio para controlar os níveis de insulina no corpo e prolongar a saciedade. Frutas como morango, cereja, groselhas vermelhas e mirtilos também possuem benefícios para a saúde, atuando na redução da inflamação e pressão arterial. Vegetais crucíferos, como brócolis e repolho, são fontes de fibras e baixas em calorias, sendo ótimos aliados na dieta.
Portanto, adicionar esses alimentos à sua alimentação, além de buscar orientação profissional, pode ser uma estratégia eficaz para alcançar seus objetivos de perda de peso e manutenção da saúde.