Uma equipe de bombeiros especializados em combate a incêndios florestais foi enviada pelo Ministério das Relações Exteriores em uma missão de assistência humanitária à Guiana. A missão visa avaliar os danos causados pelos incêndios que assolaram o país nas últimas semanas. Cinco militares, provenientes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e dos estados de Roraima, Amazonas e Minas Gerais, permanecerão no país vizinho entre os dias 25 e 29 de abril.
A Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores é responsável pela organização da missão, que conta com o apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A equipe de bombeiros irá colaborar com as autoridades locais na avaliação da situação e na prestação de auxílio às regiões afetadas pelos incêndios, buscando contribuir para a mitigação dos danos causados.
Com o objetivo de fornecer suporte necessário em situações de desastres naturais, a missão de assistência humanitária destaca a cooperação e solidariedade entre os países da região. A atuação dos bombeiros especializados reflete o compromisso do Brasil em prestar auxílio aos países vizinhos e contribuir para a preservação do meio ambiente e da vida humana.