O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024 até 17 de maio. Isso foi decidido devido a reclamações de estudantes sobre erros no processo seletivo, que atrapalharam a chamada de novos alunos, originalmente prevista para o dia 30 de abril.
Entre as questões levantadas pelos estudantes estão problemas técnicos no sistema eletrônico desde o início do processo seletivo, listas de espera que não funcionam corretamente e casos de uma mesma pessoa sendo aprovada em mais de um curso, o que vai contra as regras do Fies. Além disso, houve críticas ao edital do Fies ter sido publicado quase dois meses após os resultados do Enem, ao contrário do que ocorreu no ano anterior.
No primeiro semestre de 2024, o Fies ofereceu 67.301 vagas, com o MEC já tendo realizado cinco chamadas de candidatos da lista de espera. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, elas serão somadas às do processo do segundo semestre, totalizando cerca de 112.168 vagas ao longo do ano.