Mais de mil reeducandos concluíram o Projeto de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap) em uma cerimônia na Fábrica Social, com a presença de autoridades locais. O programa oferece cursos profissionalizantes do Senai e Senac através de um convênio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Entre os cursos disponíveis estão construtor de alvenaria, serralheiro, mecânico de veículos leves, funileiro automotivo, costureiro, modelista, pizzaiolo, oratória e abertura de empresas como Microempreendedor Individual (MEI). Desde 2023, o Procap já qualificou mais de mil reeducandos no sistema penitenciário do DF, onde os detentos também trabalham para projetos filantrópicos, como a produção de roupas infantis.
O Secretário de Administração Penitenciária destacou a importância de aumentar a empregabilidade dos reeducandos, preparando-os para a reintegração à sociedade de forma empreendedora. O projeto visa ser permanente e beneficia detentos de diversos regimes, do provisório ao semiaberto. A Juíza da Vara de Execuções Penais do DF também ressaltou a relevância do Procap e seu impacto positivo na ressocialização dos participantes.
Além da formação profissional, os custodiados ainda recebem o benefício da remição de pena, onde a cada 12 horas de estudo, um dia é descontado da sentença.