Neste domingo, tutores de cachorros e ONGs de defesa dos animais se reuniram em protestos simultâneos nos aeroportos de São Paulo. A manifestação foi em memória do golden retriever Joca, que foi enviado em um voo errado pela companhia aérea Gol e acabou falecendo. Os protestos ocorreram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde Joca foi embarcado, e no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Os participantes, muitos deles tutores da mesma raça de Joca, exibiam faixas e camisetas com frases como “Justiça por Joca” e “Não somos bagagem, somos o amor de alguém”, manifestando indignação pela falta de segurança no transporte de animais em voos brasileiros.
O cão, de 5 anos, deveria ter voado do Aeroporto Internacional de São Paulo para o Aeroporto Municipal de Sinop, em Mato Grosso, mas foi erroneamente embarcado em um voo com destino a Fortaleza, no Ceará. O tutor, João Fantazzini, só descobriu o equívoco ao chegar a Mato Grosso. A Gol se comprometeu a oferecer voos de ida e volta gratuitos, além de hospedagem, mas ao chegar em São Paulo, João recebeu Joca sem vida, dentro da caixa de transporte. A companhia anunciou a suspensão do transporte de animais no porão dos aviões a partir do dia seguinte ao ocorrido, e afirmou ter sido surpreendida pela morte do cachorro ao pousar em Guarulhos.
Os clientes que utilizaram o serviço de transporte de animais da empresa aérea GOLLOG agora têm a opção de solicitar reembolso total ou adiar a viagem. O Ministério de Portos e Aeroportos, junto à Anac, estão investigando a morte de um golden retriever chamado Joca. O ministro Silvio Costa Silva afirmou que foi criado um grupo de trabalho para apurar o ocorrido em parceria com as companhias aéreas. A Delegacia do Meio Ambiente de Guarulhos também abriu um inquérito para investigar a morte do cão no Aeroporto Internacional de São Paulo.
A investigação sobre o falecimento do animal visa esclarecer as circunstâncias do trágico evento e manter a transparência com a população. O ministro garantiu que o governo está em estreita colaboração com a Anac para resolver o caso o mais rápido possível.
Para receber atualizações sobre o desenrolar desse caso e outras notícias importantes de São Paulo, siga as atualizações do Metrópoles SP no Instagram. Caso queira reportar algo ou sugerir pautas sobre a cidade, entre em contato via WhatsApp no número: (11) 99467-7776.