Resultado do levantamento de investidores do Distrito Federal será divulgado em evento na sexta-feira
Compartilhe:
Resultado do levantamento de investidores do Distrito Federal será divulgado em evento na sexta-feira
Nesta sexta-feira (10/5), a Rede de Investidores Sociais do Distrito Federal realizará um encontro com representantes do grupo para apresentar os resultados de um Censo promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) a pedido da RIS-DF.
A RIS é formada por instituições que desenvolvem iniciativas para os habitantes do DF e região adjacente, em locais e questões que muitas vezes não são alcançados pelo financiamento público.
As redes são espaços onde investidores sociais de uma mesma região podem compartilhar experiências, buscar soluções para desafios locais e refletir sobre temas relacionados à filantropia.
No encontro da RIS-DF nesta sexta-feira de manhã, as instituições participantes também irão compartilhar experiências positivas sobre Investimento Social Privado e filantropia de impacto na região, visando a proposição de ações conjuntas. Organizações da sociedade civil, além das associadas ao GIFE que integram a RIS-DF, também foram convidadas para o evento.
Um exemplo do trabalho da Rede de Investidores do DF é a coordenação do “Programa de Aceleração de Impacto Social (Pais)”. Este programa é resultado da colaboração dos quatro coordenadores da RIS-DF e financiadores, uma iniciativa de co-investimento para fortalecer e acelerar organizações do terceiro setor na região.
Segundo Aline Rosa, assessora do GIFE, os Institutos Sabin, Bancorbrás, BRB e Cooperforte se uniram para criar um comitê de apoio e articulação da Rede, com o objetivo de explorar melhores caminhos junto a outros atores do Investimento Social Privado no Distrito Federal.
O GIFE, atuando no Investimento Social Privado há quase 30 anos, conecta mais de 170 associados que representam uma parte significativa da economia brasileira, investindo em ações de interesse público para reduzir desigualdades, equidade racial e de gênero, educação, saúde, justiça climática, sustentabilidade, entre outros segmentos.
O Censo mais recente revela que, apesar das dificuldades econômicas em 2022, os investidores associados direcionaram R$ 4,8 bilhões para ações filantrópicas de impacto social. Comparando com 2019, o Investimento Social Privado mobilizado pelo GIFE cresceu mais de 30%.
O secretário-geral do GIFE, Cassio França, destaca a importância do setor filantrópico em contribuir para o desenvolvimento sustentável, a justiça climática e para enfrentar desigualdades, racismo e discriminação.