A prática regular de exercícios vai além da estética, trazendo benefícios como qualidade de vida, prevenção de doenças e aumento da autoestima. Uma personal trainer recomendou quatro exercícios simples para rejuvenescer e se sentir melhor, que devem ser feitos pelo menos duas vezes por semana.
O primeiro exercício é a ponte, que fortalece as costas, reduz a rigidez muscular e trabalha os glúteos e as pernas. Além disso, ativa a circulação sanguínea e melhora a mobilidade do quadril. Em seguida, o exercício Superman fortalece pernas e glúteos, reduzindo o risco de lesões e tonificando os músculos abdominais.
O treino específico para o bumbum é uma técnica desejada por muitas pessoas, principalmente mulheres, para manter a região firme e tonificada. Incorporar exercícios focados nessa área, aliados a uma alimentação saudável e hidratação, são essenciais para alcançar o resultado desejado. Cuidados estéticos também podem auxiliar na busca por um bumbum tonificado e sem imperfeições.
O exercício Dead Bug, conhecido como inseto morto, é ótimo para tonificar os músculos, ganhar coordenação e reduzir a tensão nas costas. Por fim, a prancha, que fortalece a região lombar e previne lesões na coluna, desafiando o corpo em busca de equilíbrio e flexibilidade.
Realizar exercícios com foco no fortalecimento muscular e ósseo ao menos duas vezes por semana é essencial para evitar problemas de saúde e melhorar o equilíbrio, contribuindo para um envelhecimento saudável e prolongando a expectativa de vida. Um estudo japonês destaca os benefícios de 30 a 60 minutos de atividade física diária.
Praticar exercícios de fortalecimento muscular periodicamente pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Estudos indicam que pessoas fisicamente ativas apresentam um risco de morte prematura entre 10% e 17% menor em comparação com indivíduos sedentários. Atividades como musculação, prática de esportes, Tai chi e ioga são recomendadas para fortalecer ossos e músculos, melhorando inclusive aspectos como menopausa, recuperação pós-operatória e prevenção de fraturas ósseas.
A prática de exercícios por pelo menos meia hora por semana já pode trazer benefícios significativos, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes. A atividade de fortalecimento muscular por uma hora semanal também foi associada a benefícios para a saúde. Vale destacar que a massa muscular e óssea atinge seu pico antes dos 30 anos, e a prática regular de exercícios desde a juventude pode contribuir para a preservação dessa força ao longo da vida.
Mesmo para aqueles que começam a se exercitar após os 30 anos, os benefícios são evidentes. A prática regular pode ajudar a minimizar o declínio natural da força muscular e óssea, resultando em uma melhor qualidade de vida. Portanto, independente da idade, manter o corpo ativo pode ser fundamental para garantir uma vida mais saudável e ativa.