No último sábado (11/5), policiais que se candidataram para reforçar a segurança dos abrigos no Rio Grande do Sul começaram um treinamento. Mil vagas foram abertas para ex-integrantes da Brigada Militar do estado, permitindo um retorno por 90 dias, com chance de prorrogação. Com uma procura abaixo do esperado, a BM reabrirá o formulário de inscrição a partir de segunda-feira (13/5) para os policiais que enfrentaram dificuldades ou não tiveram conhecimento do edital inicial.
No fim de semana, os inscritos participaram de um curso de atualização abordando protocolos de atendimento em diferentes situações. O chefe do Estado-Maior da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Luigi Pereira, afirmou que os policiais estão sendo preparados para começarem a trabalhar na segunda-feira.
Para atuarem, os militares precisam completar o curso de atualização, tendo aulas teóricas sobre temas como violência doméstica, saúde mental, Novo Regimento da Brigada Militar, policiamento antirracista e instruções para utilizar o aplicativo BM Mob. No segundo dia, passaram por treinamento e prova de tiro para se adaptarem ao armamento atual.
O tenente Vitor Nunes, que entrou na reserva há pouco mais de um ano e foi afetado pela enchente de abril, foi um dos policiais que se inscreveram. A Defesa Civil divulgou que há 81.170 vítimas em abrigos e 537.380 desalojados no estado.