Nesta terça-feira (14/5), o Rio Guaíba registrou um aumento em seu nível para 5,19 metros, trazendo consigo fortes ondas e ventos do sul. Uma equipe de resgate se deparou com ondas de 1,5 metros para resgatar nove gatos no Bairro Lami, em Porto Alegre (RS), pela manhã. As condições adversas têm dificultado os esforços de resgate de moradores e animais presos.
O resgate dos gatos foi realizado em meio às ondas, em três etapas a pé, devido à impossibilidade de aproximação de barcos devido às altas ondas. Segundo o portal local, ainda foi preciso atravessar um trecho de 100 metros alagados para concluir o salvamento.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reportou, no mesmo dia, a propagação das cheias na Região Hidrográfica do Guaíba. O Rio Jacuí apresentou aumento nas cheias entre Dona Francisca e Rio Pardo. Por outro lado, os níveis dos rios Taquari e Caí diminuíram. Espera-se que o Rio Guaíba ultrapasse os índices da cheia da semana anterior, enquanto o Rio Gravataí segue um padrão similar. Já o Rio dos Sinos está em elevação, assim como a Lagoa dos Patos.
Diante desse cenário de alerta, as autoridades locais continuam monitorando a situação hidrológica no estado, em meio aos desafios impostos pelas fortes chuvas e enchentes na região.