O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o programa Celular Seguro, que já bloqueou mais de 4.300 aparelhos perdidos, furtados ou roubados em apenas uma semana de funcionamento. O estado de São Paulo registrou o maior número de bloqueios com 1.125 ocorrências, seguido pelo Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.
Até agora, mais de 579.000 celulares foram inscritos no programa, juntamente com mais de 797.000 Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) e mais de 528.000 registros de pessoas de confiança.
O Celular Seguro foi lançado com o objetivo de facilitar o bloqueio de celulares roubados, impedindo o acesso a serviços bancários e viabilizando o bloqueio junto às operadoras telefônicas. O governo pretende ampliar a parceria com outras operadoras para bloquear chips, além dos aparelhos, e também impedir o recebimento de mensagens de recuperação de senha nos aparelhos bloqueados.
Para participar, os usuários devem cadastrar-se na plataforma gov.br e notificar casos de perda ou roubo de seu aparelho. É importante ressaltar que o bloqueio pode levar até um dia útil, dependendo da operadora, e até 30 minutos, no caso de bancos. A adesão ao programa por parte dos desenvolvedores ainda está em andamento.